voltar para página inicial

energia solar empresa

Por que a energia solar é a melhor solução para a sua empresa?

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Por que a energia solar é a melhor solução para a sua empresa?

Nos últimos anos o Brasil se colocou como um dos mercados mais dinâmicos para a energia solar no mundo. Cada vez mais consumidores estão descobrindo os benefícios de mudar a forma de consumir energia por ser uma opção limpa e renovável. Até o final de 2021, o país registrava 12,1 GW de potência instalada, crescimento de 54% na comparação com o ano de 2020, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR).

Portando desse total de potência instalada no país, aproximadamente 43% são de sistemas  energia solar são de empresas como: indústrias, comércios e outros serviços; que têm a preocupação de serem mais econômicos e sustentáveis, e encontram diversas vantagens na energia solar, se tornando mais competitivos no mercado.

Além disso, as empresas tornam as suas marcas mais valorizadas e reconhecidas pelo consumidor como aliadas aos princípios da sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Neste post você vai encontrar repostas para algumas dúvidas de quem tem um negócio e está pensando em mudar para energia solar, confira!

 

QUAL O MOMENTO IDEAL PARA MUDAR PARA ENERGIA SOLAR?

 

Mudar para energia solar vale a pena em qualquer momento! No entanto, em 2022, mudar para essa fonte será ainda mais promissor para quem quer economizar. Pois, segundo relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão é de que haja um aumento médio de 21% na tarifa de energia elétrica durante o ano.

Mas, para quem pensa em se preparar previamente para realizar essa mudança, alguns pontos importantes devem ser considerados, o ideal é traçar um planejamento que contemple aspectos financeiros como: o valor de investimento para instalação e avaliar a melhor forma de aquisição do sistema.

É fundamental definir de forma inteligente o modelo do investimento que será realizado. Atualmente, há diversos tipos de financiamentos disponibilizados no mercado, inclusive fintechs que atuam no mercado de energia solar para empresas e que contam com financiamentos próprios, oferecendo a vantagem de não precisar de investimento inicial e nem comprometer o crédito da empresa.

Por fim, a recomendação é sempre pesquisar a atuação da empresa escolhida, para verificar se ela tem uma boa referência no setor. Atualmente, há diversas empresas de energia solar no mercado brasileiro.

O mais importante é escolher uma que tenha expertise, garanta qualidade no seu serviço, ofereça soluções inovadoras, uma equipe especializada e que tenha compromisso com os seus clientes.

EMPRESAS DE QUALQUER TAMANHO PODEM MUDAR PARA ENERGIA SOLAR?

 

Sim, empresas de qualquer porte, de pequeno ao grande, e qualquer tipo de negócio se beneficiam com as vantagens da energia solar. Apenas o que vai variar é a dimensão e valor do projeto, que está relacionado ao consumo de energia da empresa. Mas, seja qual for o tamanho do seu negócio, com um projeto bem elaborado e adaptado às necessidades da sua empresa, você conseguirá ter na prática, todos os benefícios que a energia solar proporciona.

De modo geral, comércios, prestadores de serviços e pequenas empresas contam com sistemas mais simples que, consequentemente, têm investimentos menores e mais acessíveis.

Já as grandes empresas, como indústrias por exemplo, necessitam de projetos mais elaborados para atender ao alto consumo. Além de economizar em um dos maiores custos mensais para o seu funcionamento, principalmente as empresas que fazem uso de muitos equipamentos e maquinários, elas são capazes de reduzir as emissões de gases poluentes de efeito estufa (GGE), contribuindo de maneira significativa e direta para um futuro mais limpo e renovável.

 

POR QUE A ENERGIA SOLAR É VANTAJOSA PARA MINHA EMPRESA?

 

  • Redução de custos

O seu negócio precisa de energia para funcionar e você precisa de economia para fazê-lo crescer. Sabemos que um dos principais custos dos empreendedores é com a conta de energia, que tem ficado cada vez mais cara.

As empresas que apostam na energia solar, conseguem economizar até 50% na conta de energia. Assim, a conta de luz deixa de ser uma preocupação e o que antes era uma despesa, se transforma em uma economia vantajosa já de imediato

 

  • Sem aumentos tarifários

Desde 2020, o Brasil convive com recorrentes aumentos das tarifas de energia elétrica e uma das alternativas mais eficazes para que um negócio não sofra impactos financeiros e consiga preservar bons resultados no seu caixa é investir em fontes de energias mais econômicas e seguras.

No último ano (2021), vimos a conta de energia aumentar diversas vezes devido à crise hídrica e energética que o país tem sofrido e com os reajustes tarifários.

As tarifas de energia são revisadas pela Aneel anualmente, podendo acontecer a qualquer momento, para cada concessionária, com base nos custos operacionais e investimentos necessários para a operação do serviço.

Mas, quando você se torna um prossumidor, gerando a sua própria energia através da fonte solar, as constantes mudanças de reajustes tarifários deixam de ser uma ameaça ao seu orçamento mensal. Pois ao adquirir o seu sistema, você passa a pagar apenas as tarifas mínimas das concessionárias de energia.

 

  • Estabilidade no fluxo de caixa e mais investimentos para o seu negócio

A consequência dessas vantagens econômicas garante uma maior estabilidade e segurança no orçamento e fluxo de caixa da sua empresa, já que o seu custo com energia deixa de ser variável e se torna mais barato. Para os empresários brasileiros, que pagam uma das energias mais cara do mundo, isso é um ganho valioso e cada vez mais necessário.

Além disso, a economia adquirida permite aos empresários mais possibilidades de liberar recursos para investir em melhorias e capital para o crescimento dos seus negócios. Já imaginou o quanto você poderia investir na sua empresa se economizasse com o gasto que tem na conta de luz?

Leia também: 7 Softwares para gestão financeira de empresas

 

  • Retorno do Investimento

Mudar a forma de consumir energia, optando pela energia solar, é um investimento que garante retorno ao longo do tempo, já que você terá uma economia mensalmente após adquirir o sistema da sua empresa, retornando o valor do investimento realizado.

Quanto maior o valor que a sua empresa gasta com energia elétrica, melhor será o custo-benefício ao mudar para energia solar. Tendo um retorno sobre investimento mais rápido, podendo ser alcançado em um período inferior a 5 anos, em alguns casos.

 

  • Sustentabilidade e Marketing Verde

Além dos benefícios financeiros, um dos principais motivos pelo qual vale a pena mudar para energia solar é a sustentabilidade. Os consumidores estão cada vez mais buscando marcas, produtos e serviços de empresas que se mostram conscientes e engajadas com causas ambientais.

Marketing Verde promove o conceito de sustentabilidade através de um conjunto de ações utilizadas pelas empresas. Ajudando a se posicionarem no mercado com responsabilidade ambiental, ou seja, causando o mínimo de efeitos negativos para o planeta.

Investindo em energia solar, o seu negócio vai ser capaz de contribuir diretamente com a redução de gases poluentes e a preservação do meio ambiente; ajudando na preservação do meio ambiente, adotando e promovendo um modelo e uma cultura mais sustentável entre seus colaboradores e clientes, posicionando-se positivamente no mercado.

Leia também: O que é Energia Limpa, Sustentável e Renovável?

 

Mude a forma de consumir energia

 

Além dos inúmeros benefícios sustentáveis da energia limpa, a questão financeira é uma das grandes vantagens da energia solar.

Na Insole, transformamos a conta de energia em uma nova moeda e ajudamos nossos clientes na organização do orçamento da sua casa ou empresa. É simples e acessível, geramos economia e créditos para você e para o seu negócio. E por ser uma clean Fintech, a Insole disponibilizada facilidade no financiamento, contando com financiamento próprio, sem tanta burocracia como nos financiamentos tradicionais.

É simples, como não existe nenhum gasto para adquirir o sistema solar, não precisa de investimento inicial, nem compromete o seu crédito, o cliente paga apenas o valor equivalente da conta de energia convencional, ou dependendo do plano escolhido, um valor menor. Com essa economia, você pode realizar muitos dos seus sonhos, novos projetos e investir no seu negócio!

energia solar

Chegou a hora de mudar

Entre em contato conosco e MUDE agora para a Insole.

Seja um franqueado Insole

Entre em contato para fazer parte de uma das franquias que mais cresce no Brasil.