voltar para página inicial

Mulher trabalhando na mesa.

Despesas mensais: 5 passos para reduzir custos em casa

Despesas mensais: 5 passos para reduzir custos em casa

Se você acha que um dos seus maiores gastos é com as contas domésticas e quer aprender a ter um controle financeiro pessoal, nós vamos te ajudar a reduzir custos em casa!

Que tal criar práticas para reduzir custos excessivos em casa para você conseguir economizar mais? E assim, poder realizar aquela viagem dos sonhos, investir em estudos ou mesmo realizar compras pessoais que ficam sempre para o próximo mês.

Deixar aparelhos ligados na rede elétrica mesmo sem usar, tomar banhos demorados, não fazer lista de compras mensais e não definir um orçamento mensal são alguns hábitos que refletem diretamente no seu balanço financeiro.

Como a forma que você gasta o dinheiro é mais importante do que você ganha, preparamos cinco passos que vão fazer você mudar os hábitos domésticos e terminar o mês com um saldo positivo. Então, confira as nossas dicas e descubra quais são eles.

Corte gastos desnecessários

Tire um momento para fazer o seu diagnóstico financeiro. É importante que você liste todos os seus gastos domésticos e analise quais são as despesas realmente indispensáveis e quais não são tão necessárias assim.

Tendo a sua lista definida, você deve traçar estratégias para que o dinheiro seja direcionado somente ao que é um gasto imprescindível. Mesmo que os cortes sejam de valores pequenos, eles acabam pesando em seu orçamento e comprometem sua capacidade de manter uma reserva financeira.

Defina um orçamento mensal para as compras do supermercado

Com base nos gastos dos últimos meses e com o que você observa que geralmente sobra no seu armário, faça uma lista de compras dando prioridade aos alimentos que você realmente vai consumir.

Uma dica é não ir ao supermercado com fome, você pode perder o foco e acabar comprando o que não precisa. Siga a lista e você verá resultados na redução dos custos.

Reduza o consumo de água

Você pode criar hábitos que vão ajudar o meio ambiente e ainda reduzir os custos em casa. Pequenas atitudes como: antes de lavar louça, retirar o excesso de alimento com a esponja;  acumular roupas para reduzir o uso da máquina de lavar; manter a torneira fechada ao escovar os dentes e ensaboar as mãos; molhar as plantas com regador; usar balde ao invés de mangueira para limpar o carro e os cômodos. Todas essas pequenas práticas vão te ajudar a reduzir suas despesas mensais.

Economize na conta de energia 

Fique atento ao seu consumo de energia. Não use luz elétrica enquanto puder aproveitar a  iluminação natural do dia, não permaneça muito tempo com a porta da geladeira aberta, retire os aparelhos eletrônicos das tomadas quando não estiverem em uso e reduza o tempo no banho ao usar o chuveiro elétrico.

Outras práticas também devem ser repensadas, como, utilizar lâmpadas de led (elas são um pouco mais caras, mas duram mais e gastam menos), ficar atento ao uso de eletrodomésticos mais antigos (como possuem tecnologia ultrapassada, precisam de mais energia para funcionarem) e se atentar principalmente à geladeira, que é um dos aparelhos que mais consome energia elétrica numa casa. Portanto, use-a corretamente. Isso significa manter as borrachas em ordem, não deixá-la encostada na parede ou sob o sol, nem use a parte de trás para secar roupas.

Também é possível ter uma boa redução de custo na conta de energia se você investir em energia solar. A Insole transforma o seu custo com energia em economia, ajudando no seu orçamento e proporcionando a possibilidade de você realizar muito mais dos seus sonhos e projetos com essa economia.

Acesse nosso site para saber mais.

Quite suas dívidas para conseguir economizar

Se você já fez os cortes desnecessários e aprendeu a como reduzir os custos em casa, é hora de se atentar para as dívidas. Analise as possibilidades de negociação para quitá-las quando possível.

Agora que você já sabe como reduzir os custos em casa e vai criar um planejamento para seguir o passo a passo, temos a última dica. Criar metas é uma boa forma de incentivo, por isso escreva também em formato de lista os desejos que você pretende realizar e no que você gostaria de investir. É uma maneira de se manter motivado a cumprir todos os novos hábitos que você vai colocar em prática para economizar em casa e se orgulhar com os resultados nos próximos meses.

Chegou a hora de mudar

Entre em contato conosco e MUDE agora para a Insole.

Seja um franqueado Insole

Entre em contato para fazer parte de uma das franquias que mais cresce no Brasil.